top of page

Apoio

         O Cenastro conta com o apoio do projeto “Telescópio na Escola” do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) que é um dos principais pólos de pesquisa do Brasil nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, com mais de 120 anos de atividades. No ensino, se destaca na formação de profissionais nas áreas de Astronomia, Geofísica e Meteorologia em nível de graduação e de pós-graduação. Este projeto, “Telescópios na Escola”, é uma iniciativa educativa que possibilita que escolas de qualquer região, inclusive o IFPA utilize telescópios robóticos em atividades do ensino de ciências. O IAG/USP coordena o projeto, que conta com outras sete instituições acadêmicas. Os telescópios do projeto podem ser reservados por meio de um formulário. Materiais didáticos preparados pela equipe do Telescópios na Escola ajudam à orientar atividades que podem ser realizadas por professores do ensino fundamental, médio e superior. Além deste projeto, o Labap (Laboratório de Aplicações do IFPA) e o IFPA também apóiam o projeto Cenastro (O Labap é um laboratório que funciona dentro do IFPA, 40 horas semanais, coordenado pelo físico Prof. Dr. Charles da Rocha Silva que juntamente com alunos colaboradores tem como objetivo construir experimentos e aplicações em Física através de materiais de baixo custo como, por exemplo, bobina de Tesla, gerador de Van de Graaff, etc.).

           Os alunos do IFPA que participam deste projeto ainda não recebem nenhum tipo de apoio financeiro (bolsas) como incentivo para sua produção científica e acadêmica.

Metodologia     

         O Cenastro está aberto ao público gratuitamente durante toda semana (40 horas semanais) na sala 01 do bloco B no prédio de Física do IFPA, campus Belém. O público alvo são estudantes do ensino fundamental, médio e superior do IFPA e das escolas e instituições públicas e privadas da região metropolitana de Belém e cidades vizinhas. Durante o contato pelo email, site ou diretamente no prédio, os estudantes irão fazer uma visita guiada pelo Cenastro conhecendo um pouco sobre as localizações e características em geral dos astros que poderão ser vistos a olho nu e observados através de instrumentos óticos como: telescópios, lunetas, binóculos, etc., entender às leis e os fenômenos ligados a Física, especialmente, Astronomia e Astronáutica, apreender a manusear e construir instrumentos de Astronomia e Astronáutica através de oficinas, além destas atividades consta também na programação, a observação do céu por meio de telescópios ou outros instrumentos óticos de visualização dos astros e lançamentos de foguetes com garrafa PET.

           Outra importante atividade, incluso na programação, é a recreação com animações de computadores interativas envolvendo conceitos comuns em Astronomia e Astronáutica, como também apreender a construir seus próprios equipamentos óticos de observação (telescópios, luneta, etc.) e foguetes de baixo custo.

bottom of page